SÓCIOS DO RESTAURANTE PACATO – VITOR VELLOSO E CAIO SOTER – ASSUMEM O BAR PIREX

Caio Vitor – Foto Daniel Tassi.

BAR NO ENTORNO DA PRAÇA RAUL SOARES REABRE AO PÚBLICO NO DIA 2 DE FEVEREIRO, COM NOVOS SÓCIOS E CHEF

Uma homenagem à botecagem raiz e à boemia de Belo Horizonte, com um toque de modernidade. Assim nasceu o Pirex, bar localizado na Galeria São Vicente, no centro da cidade. Após quatro meses de funcionamento e casa cheia, o restaurateur Vitor Velloso, que já estava à frente do empreendimento, convida Caio Soter como sócio e chef desta nova fase, que será inaugurada ao público no dia 2 de fevereiro.

O conceito da casa continua o mesmo: petiscos de estufa, cerveja gelada, cachaças e batidas, além de uma varanda com vista única para a Praça Raul Soares e um lindo pôr do sol, mas agora com a identidade do novo chef e um aperfeiçoamento na operação, que vem da experiência bem-sucedida dos sócios no Pacato, restaurante em que também dividem o comando.

“Vamos trazer um pouco mais de mineiridade e regionalismo, aprofundar essa conversa sobre a cozinha do centro belorizontino, com contemporaneidade, técnica apurada, finalizações bem pensadas, mas sem fugir do que faz sentido para um boteco. Tudo bem bonito, bem feito e muito gostoso”, comenta Caio Soter.

O Pirex conta com uma farta estufa fria, estufa quente e petiscos fritos na hora. Da fria, saem clássicos como ovinhos de codorna coloridos com molho rosê, rosbife de lagarto com maionese verde ou novidades como o vinagrete de coração de galinha. A casa tem ampla oferta para vegetarianos e veganos. Pratos de sucesso do Pacato inspiram petiscos no novo cardápio, como a porção de jiló com molho de mostarda. “Enxergamos a oportunidade de fazer duas casas que atuam em extremidades opostas do universo gastronômico dialogarem.” explica Vitor Velloso. Na estufa quente, pratos que não podem faltar em um boteco mineiro, a exemplo da moelinha com molho de tomate defumado e batatinha, a língua na cerveja preta com pão de sal, e um clássico da madrugada belorizontina: o pão molhado.

Nas porções que saem da fritadeira, uma mescla de clássicos, como frango a passarinho, torresmo pipoca ou de barriga e risole de milho, e novidades: “Vamos ter alguns petiscos especiais:  As rodadas de pasteizinhos fritos na hora vão ter sabores que mudam frequentemente. O primeiro vai ser o pastel de frango assado do Pacato. O bolovo, com gema escorrendo e carne suculenta por dentro e crocante por fora, vai sair uma vez por semana, em quantidade limitada.” reforça o chef.

Na cozinha do bar, Isabela Rochinha assume a função de chef de operação. Ela é parceira de Caio Soter desde o Alma Chef. No salão, o experiente Osmar Júnior, que já passou pelas mais renomadas casas da cidade.

Propostas gastronômicas diversas, um único propósito

O Pacato surgiu de uma inquietude dos sócios: contribuir para elevar a cozinha mineira a um protagonismo nacional, onde ela merece estar, por meio da alta gastronomia. “Tem sido gratificante o reconhecimento que estamos alcançando com o Pacato, mas sabemos que a cozinha de BH sempre prezou também pela botecagem. Está no nosso DNA. O Pirex surgiu para honrar essa nossa tradição e felizmente a cidade nos abraçou. A nova equipe chega para dar um pouco mais do sotaque e hospitalidade característicos do nosso grupo, mantendo a base que conceituou o negócio.”, explica Vitor Velloso.

A diversificação de propostas gastronômicas, prezando sempre pela experiência marcante para o cliente, é um dos objetivos do empresário, que pretende ampliar os negócios em breve.

“Seja no boteco ou no restaurante, o mineiro gosta de comer bem e de ser bem recebido. Nossa proposta é até óbvia: entregar isso, independente da louça, do preço e do ambiente. Estamos felizes em levar a criatividade já reconhecida do chef Caio Soter para um novo ambiente, com inúmeras possibilidades. Queremos deixar ainda mais evidente a nossa leitura da cozinha do estado nesse ícone do centro de Belo Horizonte que é a Praça Raul Soares”, finaliza Velloso.

Bar Pirex

Funcionamento:

Quarta a Sexta, de 18:00 às 0:00,

Sábado das 13:00 às 0:00,

Domingo das 13:00 às 17:00

*Cardápio reduzido uma hora antes do encerramento, todos os dias.

Endereço: Avenida Amazonas, 1073 loja 54

Mais informações: https://www.instagram.com/barpirex/

Total
0
Shares
Related Posts