A importância do planejamento financeiro pessoal

Entenda o porquê é fundamental regular os gastos e os ganhos financeiros

Saber organizar os gastos, ganhos e compromissos financeiros é essencial para um negócio ou objetivo pessoal poderem prosperar. A falta de organização financeira, independente da classe social, compromete diretamente todo o orçamento, gerando endividamento e afastando cada vez mais as pessoas de suas aposentadorias e da realização dos seus sonhos. É a partir desse planejamento que é possível controlar e organizar ganhos e gastos, melhorando a saúde financeira para traçar objetivos e montar planos de ação.

Para ter uma vida financeira saudável, é necessário ter planejamento e organização. Não existe caminho mais simples ou milagroso. Somente assim será possível identificar eventuais atitudes que estejam afetando negativamente a  saúde do dinheiro. A combinação entre planejamento e organização financeira permite acompanhar, com clareza, o movimento de suas receitas e despesas, ficando mais fácil saber para onde o dinheiro está indo e realizar um importante exercício de autocrítica. “Dessa maneira, dá para evitar dívidas e ficar mais próximo das suas metas pessoais, bem como começar a investir o seu dinheiro e tomar decisões melhores sobre suas finanças. Por exemplo, decidir se comprar aquele carro tão sonhado é realmente possível”, destaca Robson Evangelista, Consultor em Gestão Financeira Empresarial e criador do software Justo e Calculado.

Robson complementa que o planejamento financeiro pessoal é recomendável para todos, até mesmo para quem tem as contas no azul e é organizado. “Quem está com as contas no vermelho, vai se planejar para pagá-las. Quem está com as contas no azul, o planejamento pode colaborar na organização financeira para investimentos”, diz.

Como se organizar financeiramente

Para começar, é preciso conhecer a realidade das finanças. Para isso, é importante fazer um diagnóstico, uma autoanálise, que mostrará como está a situação financeira atual. Com isso, é possível montar um planejamento mais eficaz, de acordo com as metas que serão estabelecidas dentro dessa realidade financeira levantada.

Depois é necessário definir despesas, receitas e objetivos para, então, se planejar e alcançar as metas. Neste momento, é importante anotar tudo o que se recebe e se gasta. “Além disso, é  válido separar as despesas entre fixas e variáveis. Fixas são aquelas que não vão oscilar dentro do mês, como aluguel, por exemplo. Já as variáveis são as que têm valores diferentes a cada mês, como gastos com água e luz, por exemplo. É importante fazer essa diferenciação, pois ela pode ajudar na forma de economizar dinheiro”, afirma o consultor financeiro.

Finalmente organize mentalmente o motivo pelo qual você se encontra endividado. Organize e controle suas emoções, normalmente a compulsão por consumo de comidas, roupas e etc, é algo que costuma nos acompanhar. Procure entender e cuidar desses fatores para que suas finanças “agradeçam” e comece a construir uma reserva de emergência, assim que começar a ter controle de suas receitas e despesas.

Fonte: Robson Evangelista – Consultor em Gestão Financeira Empresarial, com mais de 15 anos de experiência, atuando nas áreas Administrativa, Financeira e Controladoria em empresas de vários segmentos. Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Fiscal e Tributária e Finanças.

Foto: Fonte internet

Total
0
Shares
Related Posts