Dress code corporativo: como se adequar ao mundo dos negócios

Saiba como conciliar seu estilo pessoal com o código de vestimenta ideal 

O dress code se tornou muito famoso por padronizar a maneira de se vestir em determinadas ocasiões, mas poucas pessoas sabem o que ele de fato significa e como usá-lo a seu favor, principalmente no mundo corporativo. Conhecer o código de vestimenta da empresa é essencial, seja em uma entrevista de emprego, durante o trabalho ou mesmo em algum evento.

A consultora de imagem, Nina Peixoto fala sobre a importância do código de vestimenta. “Respeito ao ambiente e aos anfitriões. Adequação de imagem para determinados locais, como por exemplo, trabalhos, casamentos, igreja, eventos formais, etc. Todos esses ambientes requerem que você esteja dentro de um parâmetro de vestimenta adequado”, destaca.

A finalidade do dress code é para que todos naquele ambiente cumpram as mesmas regras de etiqueta padrão. “Na igreja não há um código de vestimenta implícito mas espera-se que a pessoa vá de forma mais respeitosa sem mostrar muito a pele, já em um casamento espera-se que o convidado vá de roupas esporte fino ou estilo gala. Isto é, a padronização de todos no mesmo ambiente. Isso mostra respeito a todos e principalmente aos anfitriões”, afirma a consultora de imagem.

Em relação aos tipos  existem os não implícitos como em cultos religiosos, jantares, coquetéis, entrevista de emprego e existem os que já são implícitos como em casamentos e formaturas que você encontra escrito no convite e também o corporativo, onde a empresa entrega uma cartilha do dress code a cada colaborador.

Dress code x estilo pessoal

É importante ressaltar que a pessoa não pode ser desrespeitosa e fugir do dress code por simplesmente não se adequar ao estilo imposto. “Por exemplo, se você for a um culto ecumênico, deve-se vestir de forma mais formal sem decotes e transparência”, explica Nina.

Além disso, há algumas situações que são mais flexíveis, como o casamento, por exemplo. A pessoa pode escolher um vestido esporte fino que seja mais próximo do seu gosto e cor preferida, desde que não seja branco, é claro.

Fonte: Nina Peixoto, Consultora de Imagem, Estrategista de Imagem Profissional, Palestrante e Desenvolvedora de livros de dress code corporativos. – @ninapeixotoconsultoria

Foto: Internet

Total
0
Shares
Related Posts