Bar Pirex – Foto Victor Schwaner.
Sócios Caio Soter e Vitor Velloso conquistam, pela segunda vez, reconhecimento da revista
O Bar Pirex, sucesso da boemia belo-horizontina, foi eleito como um dos dez melhores bares do Brasil pela EXAME Casual 2023. Entre os 100 estabelecimentos, ocupa o décimo lugar da lista, feita por 60 renomados críticos e influenciadores de todo o país. O reconhecimento deixa o mês de outubro ainda mais especial. No período, o Pirex comemorou um ano de funcionamento.
Essa é a segunda vez que Caio Soter e Vitor Velloso aparecem no ranking da revista. Em abril, o Pacato, o outro empreendimento dos sócios, conquistou o 21° lugar na lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil. Apesar de propostas diferentes, uma mais sofisticada, outra mais despojada, os dois locais partilham o maior foco da dupla: receber bem, com atenção aos detalhes.
“Ficamos honrados com o reconhecimento do nosso trabalho e felizes pela boa presença de Belo Horizonte na lista.” – destaca Vitor Velloso. “Trazer o centro da nossa cidade para esta posição de destaque em um ranking nacional é a confirmação de que nossos esforços estão bem alinhados.”
Na matéria publicada no dia 26 de outubro, “100 Melhores Bares do Brasil, segundo ranking EXAME Casual 2023”, a revista ressalta a tradicional gastronomia de estufa do Pirex. A proposta do bar é oferecer uma cozinha contemporânea, com técnica apurada, sem fugir da cultura tradicional de boteco. O ambiente é acolhedor, com vista para um dos pontos mais icônicos de BH: a Praça Raul Soares. A varanda, no alto da galeria São Vicente, é disputada. Apesar do pouco tempo de funcionamento, já é sucesso de público, passando por uma reformulação precoce para conseguir atender a demanda, que superou os planos iniciais.
“É muito especial estar entre os dez melhores bares do Brasil com um conceito que homenageia a tradição do centro de BH, com cerveja de garrafa e uma estufa repleta de comida autêntica. Mais especial ainda é ver como conquistamos o coração de tanta gente legal, clientes que vem aqui toda semana e acabam virando amigos da casa e da equipe. Sem querer ser clichê, mas já sendo, esse é o verdadeiro prêmio: ver o clima desse lugar cada vez mais gostoso” – comenta Caio Soter
A cozinha é comandada por Isabela Rochinha, que assumiu a função de chef de operação. Os petiscos honram a culinária local. Da estufa quente, saem pratos como o pão molhado – uma tradição da madrugada belo-horizontina. A língua na cerveja preta vem com picles de maçã verde e, da estufa fria, o sandubinha de rosbife de lagarto com rúcula e picles de cebola roxa é um dos preferidos da clientela.
Nas porções que saem da fritadeira, clássicos como frango a passarinho, torresmo de barriga e risole de milho, além do bolovo, com gema escorrendo e carne suculenta por dentro e crocante por fora, que sai apenas às quartas-feiras e já tem público fiel. O sucesso do bar também são as cervejas sempre geladas e as batidinhas clássicas do Brasil, tem de maracujá, de coco e até de amendoim. Como um abraço mineiro, o bar acolhe e é especialista em receber bem, nos sabores e no atendimento.
Mais informações: https://www.instagram.com/barpirex/