“Bora?! – Rota de Arte e Cultura em Nova Lima” traz espetáculo e intervenção de rua do grupo Pigmalião Escultura Que Mexe entre 8 e 13 de dezembro

0
83

Seu Geraldo – Foto Aurora Majnoni.

 

Atividades gratuitas acontecem no Centro de Convivência da Pessoa Idosa e passam por ruas e praças da cidade 

 

O projeto “Bora?! – Rota de Arte e Cultura em Nova Lima” promove, de 8 a 13 de dezembro, atividades gratuitas apresentadas pelo grupo Pigmalião Escultura Que Mexe, de Belo Horizonte. O coletivo de artistas encontrou no teatro de bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas. Nas apresentações promovidas pelo projeto,  trazem personagens da terceira idade, representadas pelas marionetes de fios esculpidos em madeira, promovendo representatividade e discutindo temas filosóficos. Essas são as últimas ações de dezembro, em janeiro, programação inédita será divulgada.

Nas ruas e praças públicas do centro da cidade, o projeto traz as grandes estruturas da intervenção Bira e Bedé, que se integram à cidade surpreendendo quem passa. As personagens são irmãs gêmeas idênticas no semblante e opostas em personalidade, aparentam estar sempre à espera de algo ou alguém que nunca chega. Já em idade avançada, flanam pela cidade procurando e inventando atividades para preencher o tempo do seu cotidiano tedioso. A interação com quem elas encontram surge ora como um alívio, ora como reflexo da incapacidade delas de se separarem.

O “Bora?! – Rota de Arte e Cultura em Nova Lima” amplia e democratiza o acesso à cultura ocupando também espaços como o Centro de Convivência da Pessoa Idosa. No local, o projeto apresenta o espetáculo Seu Geraldo Voz e Violão. O personagem principal, violeiro e cantor de 73 anos, é uma figura singular que gosta de falar com a plateia sem barreiras, sobre o assunto que a ocasião mandar. A apresentação bastante musical surpreende na escolha do repertório. Junto à namorada Dona Catarina, de 81 anos, os dois relembram músicas antigas e sempre surpreendem pelo teor inesperado até de suas conversas mais triviais.

O projeto é realizado pela Afinal, Cultura por meio de recursos do Chamamento Público 003/2023 do Município de Nova Lima (MG).

 

SOBRE O “BORA?! – ROTA DE ARTE E CULTURA EM NOVA LIMA”

 

Iniciado em outubro, o projeto “Bora?! – Rota de arte e cultura em Nova Lima” chega à cidade com um convite ao encontro e um estímulo a vivenciar coletivamente as experiências culturais e artísticas que ela oferece. Cada atividade tem um propósito específico, mas todas têm em comum a valorização da cultura, da arte e a interação social.

 

As atividades são em torno de dois eixos principais: formação e fruição, nas áreas de dança, música, teatro e economia criativa, por meio de oficinas, rodas de conversa, contação de histórias e apresentações artísticas. Elas acontecerão em diferentes escolas públicas da rede municipal e estadual, Centros de Atividades Culturais, Centro de Convivência da Pessoa Idosa, Teatro Municipal, praças e ruas da cidade, permitindo que a população de áreas distintas tenha acesso a atividades culturais próximas às suas casas.

 

O projeto continua em janeiro e busca oferecer atividades lúdicas e coletivas que estimulem o potencial criativo e a socialização de idosos, adultos, adolescentes e crianças. A intenção é valorizar as experiências em grupo, mas fortalecendo os indivíduos e suas identidades. Os moradores podem ter contato com variadas formas de expressão artística, que não apenas enriquecem a vida cultural das comunidades, mas também estimulam o interesse e a apreciação por outras culturas.

 

SERVIÇO

Intervenção Bira e Bedé 

8, 9 e 10 de dezembro, a partir das 16h

Ruas e praças da região central de Nova Lima

 

Espetáculo Seu Geraldo Voz e Violão

13 de dezembro, às 14h

Centro de Convivência da Pessoa Idosa

Rua Marechal Deodoro, 28, Centro – Nova Lima, MG

 

Eventos gratuitos

 

Mais informações: instagram.com/afinalcultura/