Aurora Saúde apresenta estratégia inédita para gestão da saúde

0
36

CRÉDITO: Daniel Mansur.

Objetivo é revolucionar a gestão da saúde e a sinistralidade dos contratos, quebrar o ciclo vicioso de custos reativos e inaugurar uma era de ação preventiva e custos controlados

Um estudo conduzido pela Harvard Business Review apontou que nos Estados Unidos, apenas 5% dos pacientes representam 50% das despesas com cuidados de saúde, levantando preocupações sobre a sustentabilidade do setor no país. Essa realidade não é exclusiva dos EUA, sendo também observada no Brasil. De acordo com uma análise recente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o índice de sinistralidade das operadoras de saúde brasileiras permanece elevado. O relatório referente ao segundo trimestre de 2023 destacou uma taxa de sinistralidade alarmante de 87,8%, evidenciando o expressivo desafio enfrentado pelas empresas de saúde no país.

Com o objetivo de apresentar uma solução para esse entrave, a Aurora Saúde, operadora de planos de saúde recém fundada por duas mulheres em Minas Gerais, anuncia uma novidade que promete mudar o mercado mineiro: a parceria estratégica com a Mar, startup de tecnologia pioneira especializada em rastreamento médico, nascida no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O intuito é revolucionar a gestão da saúde e a sinistralidade dos contratos, quebrar o ciclo vicioso de custos reativos e inaugurar uma era de ação preventiva e custos controlados.

“Diante de um cenário em que os custos de saúde estão em ascensão, desafiando a sustentabilidade dos planos, outros dados alarmantes pesquisados internamente pela MAR revelam que 70% dos gastos estão concentrados em apenas 5% dos beneficiários. Uma parcela significativa desses custos, mais de um terço, é impulsionada por condições que poderiam ser evitadas com medidas preventivas eficazes”, afirma Ricardo Vasserman, fundador da Mar.

“A colaboração entre as duas empresas representa um novo paradigma na saúde suplementar, no qual o conhecimento profundo do perfil de saúde e a intervenção precoce não são mais aspirações, mas realidades concretas”, explica Marcela Matos, sócia fundadora e diretora comercial da Aurora Saúde.

Com protocolos de prevenção para mais de 20 doenças, a Mar oferece não apenas uma previsão, mas um planejamento estratégico que integra a saúde individual e corporativa à eficiência financeira, inaugurando uma nova era de gestão em saúde populacional.

Para alcançar esse marco, a startup reuniu pesquisadores renomados do HC-FMUSP e uma equipe de tecnologia de referência. “Acreditamos que esta é a mudança que o setor de saúde tem buscado e que, finalmente, estamos prontos para entregar”, salienta Liliane Freitas, sócia fundadora e diretora de Negócios em Saúde, da Aurora Saúde.

Como funciona

O sistema inovador não apenas identifica, mas atua proativamente no perfil de saúde das pessoas desde a adesão ao plano. Por meio da análise cruzada de informações individualizadas dos beneficiários com dados de estudos clínicos, a Mar traça um caminho de prevenção e cuidados integrado às linhas assistenciais de forma precoce.

Além disso, a plataforma digital conecta dados financeiros e riscos individuais para criar políticas de saúde customizadas, auxiliando os departamentos de Recursos Humanos na gestão proativa de suas carteiras de saúde empresariais.

“Nosso diferencial é que não nos limitamos a fazer questionários autorreferidos, mas construímos uma jornada digital que interpreta os resultados dos exames e conecta quem precisa de cuidados na rede assistencial da Aurora Saúde. Também conseguimos mostrar como o investimento em prevenção reduz custos futuros por meio de nossa plataforma de dados”, ressalta Ricardo Vasserman.