Equilibrar a Vida Online e Offline em Família: Estratégias para uma Convivência Harmoniosa

0
32

Criador do PodCast “Fala Papai” fala sobre a importância de preservar laços familiares e equilibrar vida real com  o digital

Em um mundo cada vez mais conectado, encontrar o equilíbrio entre a vida online e offline tornou-se essencial, especialmente para as famílias. De acordo com dados divulgados pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), em 2023, 84% da população brasileira com 10 anos ou mais se conectou à internet, o que representa 156 milhões de pessoas, em 2022 este índice era de 81%, incluindo o uso de aplicativo que exigem a conexão. Esse número subiria para 164 milhões, ou 88% da população com 10 anos de idade ou mais.

Paulo Melo, apresentador e criador do “Fala Papai”, podcast que discute relações de família, fala sobre a importância de não deixar que o uso rotineiro da internet, atrapalhe na interação familiar: “Como pai, reconheço a importância de equilibrar o tempo online e offline em nossa família. É essencial estabelecer limites claros e saudáveis para o uso da tecnologia, especialmente para nossos filhos,” ressalta.

Além disso, só estabelecer limites não irá fazer com que você preserve laços com a sua família. O apresentador do PodCast afirma que para isso é necessário viver a vida real: “Uma das estratégias que implementamos é reservar tempo para atividades offline em família, como jogos de tabuleiro, passeios ao ar livre e conversas à mesa durante as refeições. Isso nos permite criar laços mais fortes e compartilhar momentos significativos juntos”.

Criando ambiente em família

De fato, a tecnologia faz parte da rotina de toda família, mas assim como muitas coisas na vida, seu uso também necessita de equilíbrio. Ao estabelecer limites claros, promover atividades offline e incentivar o diálogo aberto, as famílias podem criar um ambiente harmonioso e saudável em um mundo cada vez mais digital: “Como família, estamos comprometidos em encontrar um equilíbrio saudável entre a vida online e offline. Isso nos permite desfrutar dos benefícios da tecnologia, ao mesmo tempo em que valorizamos as conexões pessoais e os momentos de qualidade juntos”, afirma o pai.

Pai de 3 meninas, Paulo Melo destaca algumas dicas que podem contribuir para uma boa relação em família e criar um ambiente harmonioso offline: “Uma das coisas primordiais é estabelecer horários da semana em que todos os membros da família se desliguem dos dispositivos eletrônicos e se dediquem a atividades offline. Em seguida, promover atividades ao ar livre, criar rituais familiares como refeições em família, noites de cinema caseiras, ou momentos para compartilhar gratidão e conquistas do dia, definir limites saudáveis e valorizar momentos de qualidade em família”, acrescenta o apresentador.

O criador do  “Fala Papai” acredita ainda que a comunicação é um ponto crucial para que todos tenham a oportunidade de expressar seus sentimentos, preocupações e sucessos: “a comunicação é a base de qualquer relacionamento, seja ele qual for, isso fortalece os vínculos familiares e promove a compreensão mútua”, conclui.

Fonte: Paulo Melo, Apresentador e criador do PodCast Fala Papai, estudante de jornalismo.