Programa + Vida – Risco: Saudali comemora redução de acidentes e fortalecimento da cultura de segurança

Crédito: Marketing Saudali/Divulgação.

A Saudali comemora resultados expressivos com o Programa + Vida – Risco, implantado em 2019 para promover a conscientização sobre riscos nas atividades e a importância do cuidado com a segurança e a saúde dos colaboradores. Desde o início do programa, a empresa vem desenvolvendo uma série de ações efetivas para transformar sua cultura organizacional e priorizar a prevenção de acidentes.

Os resultados do ano de 2024 reforçam o sucesso da iniciativa: houve redução de 27,2% nos acidentes de trabalho com perda de tempo (afastamento), superando a meta inicial de 20%. Comparado a 2020 — ano em que a Saudali começou a desenvolver sua Cultura de Segurança, a partir do diagnóstico realizado pela Unika em 2019 — a empresa reduziu em 43% o número total de acidentes (com e sem perda de tempo).

Além da redução de acidentes, a Saudali também investiu em ações de ergonomia para garantir ainda mais qualidade de vida no ambiente de trabalho. Foram validados 171 postos de trabalho — 74 na área da Produção e 97 em setores administrativos —, beneficiando cerca de 577 trabalhadores, com base em Estudos de Análise Ergonômica do Trabalho.

O compromisso da Saudali é construir uma cultura de segurança sólida, fundamentada no conceito de cuidado ativo, que estimula atitudes como cuidar de si mesmo, cuidar do outro e permitir que outros cuidem de você. Essa filosofia é reforçada diariamente entre todos os colaboradores.

Para Fabiane Portes, Engenheira de Segurança da Saudali, o sucesso do programa reflete o empenho coletivo. “Mais do que reduzir os números de acidentes, nosso objetivo é promover um ambiente onde a segurança seja um valor vivido todos os dias. Cada atitude conta e, quando todos se envolvem, conseguimos construir um ambiente mais saudável, seguro e sustentável para todos”, destaca.

O mês de abril também marca um momento especial dentro da empresa. A escolha do período para a campanha está relacionada ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado em 28 de abril. Para a Saudali, no entanto, mais importante do que falar dos acidentes é trabalhar continuamente pela prevenção e promoção da saúde e segurança dos trabalhadores.

“O mês de abril simboliza o fechamento da nossa campanha Mais Vida – Menos Risco, com o reconhecimento dos setores que atingiram as metas de redução de acidentes. Mas sabemos que esse resultado é fruto de um trabalho consistente ao longo de todo o ano. Fortalecer a cultura do cuidado ativo é investir na vida, na segurança e na sustentabilidade da nossa empresa”, finaliza Fabiane.

Total
0
Shares
Related Posts