Crédito | Imagem: Arquivo Pessoal.
Comprar pela internet já era uma tendência que vinha se consolidando nos últimos anos. No entanto, desde 2020, isso foi intensificado: a pandemia acelerou as mudanças de hábito dos consumidores. Mesmo quem resistia acabou cedendo às compras online. A Fundação Getúlio Vargas analisou dados divulgados pela Receita Federal e concluiu que os brasileiros realmente compraram mais pela internet durante a pandemia.
A We Are Social realiza relatórios anuais sobre tudo o que envolve o universo das mídias sociais. O último relatório demonstrou que, no Brasil, as pessoas passam em média 10h por dia conectadas à internet. O fechamento do comércio fez parte dos protocolos de contenção da Covid-19 e com isso, vários empreendedores sentiram a necessidade de se render ao online para conseguirem manter seus negócios.
Muitas empresas, porém, não sabem como utilizar a internet a seu favor na hora das vendas. “O marketing digital para as empresas vai muito além de ter uma conta ativa nas principais mídias sociais” é o que afirma o publicitário especialista em marketing, Guilherme Vital.
Mais acessível do que se imagina
Antigamente, as estratégias de venda de um serviço ou produto eram possíveis só para grandes marcas já consolidadas no mercado. Isso porque elas eram as únicas que conseguiam arcar com os custos da publicidade na mídia tradicional (jornais, revistas, rádio e tv). Com o marketing digital isso mudou: “pequenas empresas são capazes de conseguir bons resultados com baixo custo através de estratégias de tráfego pago”, garante Guilherme.
Apostar em estratégias de marketing digital é muito mais efetivo do que panfletar, por exemplo, já que “O marketing digital não é aleatório. Ele é planejado para um público específico e através da mensuração das métricas, conseguimos ter noção sobre a previsibilidade de vendas”, diz o especialista. Guilherme reforça que o ideal é que os pequenos empreendedores comecem 2022 investindo no crescimento de seus negócios e que isso seja feito de forma assertiva. “Para que isso seja possível precisamos levar em conta o objetivo da marca, o mercado e suas personas. Esse é o primeiro passo para se ter resultado com o marketing digital. E importante: não desistir. É preciso ter constância no trabalho digital”, finaliza.