De acordo com o levantamento da FCDL-MG, apenas 47% conseguiu identificar que as tentativas eram fraudes
Com a vida cada vez mais ligada ao mundo da tecnologia, as pessoas acabam migrando inúmeras informações pessoais para as plataformas digitais, o que tem facilitado as possibilidades para os golpistas. Segundo uma pesquisa da FCDL-MG, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais, 87,7% dos mineiros afirmam já ter sofrido alguma tentativa de golpe ou fraude. Ainda de acordo com a pesquisa, 47,9% conseguiram identificar que se tratava de um golpe. Já outros 36,6% dos entrevistados, caíram no golpe e tiveram prejuízo. Em contrapartida, 15% decidiram prosseguir com a tentativa para ver até onde o golpista chegaria.
O estudo ainda mostrou que os principais golpes estão ligados a instituições bancárias, lojas virtuais, telefonia e programas de fidelidade. Sendo os canais mais utilizados para as fraudes via ligação, mensagem pelo WhatsApp, e-mail, sites da internet e redes sociais. Diante desse leque de possibilidades para cair em golpes, o Head de Marketing da internet JUSTWEB, Felipe dos Santos, alerta que os dados pessoais e bancários devem ser fornecidos apenas quando confirmado a autenticidade do site ou aplicativo.
“As formas de pagamento mais seguras são através do cartão de crédito e plataformas de pagamento on-line que oferecem mecanismos adicionais de segurança ao consumidor. Além disso, é importante instalar um antivírus atualizado no computador ou dispositivo móvel, isso ajuda a bloquear links maliciosos e proteger seus dados pessoais”, completa.
Ainda de acordo com os levantamento, a maioria dos mineiros (56,3%) acredita que o vazamento de dados pessoais é o grande aliado dos golpistas. Já 31% dos entrevistados acham que o acesso aos dados pelos criminosos se deu por meio do preenchimento de cadastros, enquanto 12,7% informaram que os dados foram obtidos por meio de cópia da agenda de amigos que caíram em golpes anteriores. Diante disso, o advogado cível, Phelipe Cardoso, destaca os direitos das vítimas contra este tipo de fraude.
“É fundamental que as vítimas de golpes saibam que têm direitos garantidos por lei. Elas podem buscar reparação de danos materiais e morais, além de registrar uma ocorrência policial e, se necessário, mover uma ação judicial contra os responsáveis. Além disso, é importante que denunciem os golpes às autoridades competentes para que sejam tomadas medidas preventivas e punitivas. A informação e a rapidez na tomada de ações são essenciais para a proteção dos direitos das vítimas”, explica.
O especialista Head de Marketing da JUSTWEB, ainda lembra que para se proteger de outras fraudes é “fundamental estar sempre atento aos sinais de alerta. Verifique a autenticidade de ofertas e promoções, desconfie de mensagens que pedem informações pessoais ou financeiras, e nunca clique em links suspeitos. Utilize ferramentas de verificação de segurança e sempre confirme a veracidade das informações antes de tomar qualquer ação. A conscientização e a prudência são nossas melhores defesas contra fraudes”, finaliza.