Empreendedorismo por necessidade gera ideias inovadoras

0
3312

Aumento na taxa de desemprego abre portas para ideias que antes poderiam ficar só no papel.

Uma das maiores preocupações da população brasileira, atualmente, tem a ver com o alto índice de desemprego. A instabilidade econômica é um dos principais motivos para que o otimismo muitas vezes seja esquecido. Porém, em algumas situações, boas ideias acabam surgindo. É nesse momento que o empreendedorismo torna-se protagonista como meio para geração de renda nos dias atuais. E, a boa notícia, é que o brasileiro parece obter cada vez mais boas ideias para conseguir se reerguer.

A empresária Márcia Machado, moderadora do Grupo Amor de Mãe BH, comenta que a ausência de renda faz com que muitas pessoas busquem alternativas que se encaixem em suas realidades. “Isso é um processo muito bom, pois os empreendedores se empenham em fazer algo que realmente saibam e gostem. E com o objetivo de se destacar, as grandes ideias e inovações em determinadas áreas surgem”.

Dicas

Porém, ela explica que um dos problemas comuns é que, nem sempre, o empreendedor por necessidade conhece as estratégias para alavancar e divulgar o negócio. Nesse momento, ir atrás de conhecimento é fundamental para obter sucesso. “O primeiro passo é estar disposto a procurar bastante. Sabemos que quem abre uma empresa por necessidade, na maioria das vezes, não possui capital suficiente para investir em consultoria paga. Portanto, ficar atento as oportunidades de cursos, palestras, e diversas formas de conhecimento gratuito, é uma das melhores opções”, garantiu Márcia.

Além disso, a empresária destaca que, para quem está começando, o planejamento é fundamental. “Mesmo que o negócio seja aberto rapidamente, antes de qualquer coisa, planejar as ações é importante para evitar imprevistos, gastos desnecessários, entre outros”, orientou a moderadora do Grupo Amor de Mãe BH.

Fonte: Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH. Casada, mãe de 2 filhos e boadrasta de 2 crianças (@grupoamordemaebh e @marciacmachado).