Conselho Regional de Odontologia libera atendimento de rotina para pacientes fora do grupo de risco da Covid-19

0
1836

Saiba o que muda com nova regulamentação e os cuidados que consultórios estão adotando para atender com segurança redobrada

Desde o início da pandemia de Covid-19, diversos locais que não prestam serviços essenciais foram proibidos de funcionar. A recomendação era procurar atendimento médico apenas em casos graves e emergências. Porém, especialistas de diversas áreas defendem que essa determinação deveria abranger apenas os hospitais, já que clínicas e consultórios de várias especialidades são essenciais para atender a população e evitam que pequenos problemas se agravem.

Este foi um dos motivos para que o Conselho Regional de Odontologia (CRO) mudasse a determinação liberada no começo da pandemia no Brasil. A partir de agora, os consultórios odontológicos podem realizar os atendimentos de pacientes que não fazem parte do grupo de risco. “A medida evita que o paciente procure atendimento apenas em estágios mais avançados e acabe sendo contaminado em algum hospital. Assim, essas pessoas – que moram com integrantes do grupo de risco – poderiam levar a doença para dentro de casa, por exemplo”, explica o cirurgião-dentista Thiago Penna

Porém, para os demais pacientes, tudo continua como está. “As regras de isolamento continuam as mesmas para quem está no grupo de risco da Covid-19. Essas pessoas devem buscar atendimento apenas em casos de emergência e urgências”, afirma.

Prevenção será reforçada

Mesmo com a liberação de atendimento, os consultórios odontológicos devem reforçar os cuidados e seguir as orientações contra a Covid-19. “Devemos atender apenas um paciente por vez, sem acompanhante. Exceto em casos específicos ou com crianças – que podem ser acompanhadas por apenas um adulto. Os atendimentos devem ser agendados com horários intercalados para que o consultório receba um paciente por vez. Além disso, não podemos esquecer da higienização padrão com água e sabão, o uso álcool gel e máscaras, além de equipamentos e ambiente completamente esterilizados”, destaca.

Fonte: Thiago Penna, cirurgião dentista. Pós-graduado em Reabilitação Oral Avançada e Harmonização Oro Facial Avançada (Brasil / EUA). Proprietário Ampla Odonto Clínica.