Escritório de advocacia mineiro é exemplo de como se manter em tempos de pandemia

0
1489

Foto: Advogado André Leonardo Couto – ALC/Divulgação.

Sediado em Pedro Leopoldo, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, o escritório da ALC Advogados agiu rapidamente para continuar atuando no mercado sem perder a qualidade dos serviços

O momento atual requer muita atenção, paciência e acima de tudo, para quem administra uma empresa, bastante serenidade para buscar soluções. No mundo jurídico, onde lidar com pessoas é o grande negócio, isso não é diferente. Com esse pensamento, a ALC Advogados, escritório gerenciado pelo advogado André Leonardo Couto, sediado na cidade de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vem traçando uma estratégia bem assertiva que está garantindo a sobrevivência do negócio e a qualidade dos serviços tanto para quem já é cliente quanto para os novos.

De acordo com o advogado e gestor do escritório, André Leonardo Couto, deixar de focar no cliente, principalmente nesses tempos de pandemia, é perder a chance de ter mais demandas no futuro. “Não é hora de virar as costas para o cliente. Pelo contrário, caminharmos juntos, como fizemos nos tempos onde as coisas estavam melhores. Não é porque estamos em momentos de crise, que não podemos melhorar. A melhoria tem que ser continua. Aqui no escritório nós conseguimos nesse período de crise aprimorar a qualidade do nosso serviço, tanto que eu estava mais na parte administrativa e transferi ela para o meu filho, para poder me dedicar ainda mais a questões operacionais, coisas que eu não fazia mais. Isso trouxe, até mesmo, mais qualidade e satisfação aos nossos clientes”, explicou.

O advogado André Leonardo Couto elencou alguns pontos importantes que, de acordo com ele, foram essenciais para sobrevivência do seu negócio. Uma das primeiras medidas foi mudar a relação com o cliente. “Com toda essa crise, o financeiro de todo mundo foi bem impactado. Ciente disso, flexibilizei as condições de pagamento para os nossos clientes, com a possibilidade de parcelamento dos honorários, renegociação de termos e mostrando que existem caminhos que podemos percorrer para alcançarmos os nossos objetivos, sempre deixando claro que é muito importante que não percamos a esperança”, explica o profissional.

Outro ponto importante é manter a competitividade no mercado. A reputação da ALC Advogados já vende a imagem do negócio, mas é necessário de atentar aos preços praticados. “Tentei reduzir ao máximo os valores cobrados aos clientes, claro, sem ser desleal com os colegas de outros escritórios. Não posso desvalorizar a categoria. Mas para repassar o desconto ao contratante, tive que renegociar com fornecedores e prestadores de serviços. Isso me permitiu reduzir um pouco com o valor sem prejudicar a viabilidade do negócio”, pontua.

André Leonardo couto salienta que a tecnologia também é uma grande aliada para o negócio, principalmente neste período de pandemia. “Internamente, passamos a utilizar softwares de gestão e usar as facilidades que a internet nos proporciona para interagir com os nossos clientes, seja por meio de aplicativos de mensagens, reuniões on-line e até mesmo consultas e feedbacks de andamento de processos. Já para ajudar a posicionar o escritório no mercado, o que consequentemente auxilia na captação de novos clientes, investi na comunicação, usando como ferramentas o marketing de conteúdo e as redes sociais, sempre respeitando o código de ética da OAB”, conta.

De acordo com o advogado, o principal ponto a ser observado pelo empreendedor neste momento é manter a qualidade para o cliente. “Prazos e processos não podem se perder, então é preciso criar estratégias para garantir o controle interno do escritório. O contato com o cliente e o feedback sempre que houver novidades nos processos é essencial. A tecnologia é uma excelente ferramenta para otimizar tempo e custos para isso”, diz.

“A dedicação e o meu comprometimento com o escritório aumentaram ainda mais nesse tempo. Os momentos difíceis nos fazem pensar e ver que é preciso se reinventar. Tenho me reinventado trabalhando, não vou dizer que com uma carga maior de horário, mas usando melhor o meu tempo, o que tem gerado consequentemente melhores resultados. Mas algo que não deixo de lado também é a esperança. Não é porque estamos em crise que vamos perdê-la, porque ela é um sentimento positivo na vida de qualquer empreendedor, na vida de qualquer pessoa. A esperança de que o Brasil, como qualquer outro país do mundo, consiga superar tudo isso e que possamos estar mais fortes quando tudo isso passar. Ou seja, lembrar, mas não do que foi difícil, mas sim, daquilo que fizemos para melhorar”, concluiu.

ALC Advogados

O escritório ALC Advogados é sediado na cidade de Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e foi inaugurado no dia 2 de julho de 2010. Com atuação nacional há 10 anos e vários cases de sucesso, o negócio, que tem à frente o advogado André Leonardo Couto, trabalha principalmente nas áreas do Direito do Trabalho, Cível e Imobiliária, com clientes em diversos Estados.

O gestor do escritório, André Leonardo Couto, exerceu o mandato de presidente da OAB de Pedro Leopoldo entre 2010 e 2012. Mas antes disso, foi Secretário Adjunto, e Vice-Presidente. Após dirigir a regional da entidade, ainda atuou como Conselheiro Estadual, entre 2013/2015 e 2016/2017, e fez parte da AMAT – Associação Mineira de Advogados Trabalhistas, como Diretor e Conselheiro.