Pandemia muda hábitos de consumo da sociedade

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Empresas que não souberem se readaptar a nova realidade, poderão passar por consequências difíceis nos próximos anos

O isolamento social, decorrente da pandemia de Covid-19, fez com que a população mudasse alguns comportamentos nas mais diversas áreas. No setor econômico, essa mudança foi observada através da nova maneira de realizar compras. De acordo com levantamento realizado pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as vendas online aumentaram mais de 100% em todos os segmentos no país.

Além do hábito de comprar através das plataformas digitais, diversos outros aspectos sofreram com mudanças drásticas, principalmente em relação ao que os consumidores consideram como prioridade no seu dia-a-dia. Dessa forma, se adaptar e seguir o ritmo de tais mudanças é essencial para que as empresas consigam sobreviver. No entanto, essa prática pode se tornar mais desafiadora do que parece.

Aline Oneda, especialista em marketing e encantamento do cliente, cita que o principal erro, atualmente, está na falta de flexibilidade e resistência de algumas empresas a se readaptarem. “É preciso destacar que, hoje em dia, o meio digital comanda tudo. Boa parte das compras são realizadas inteiramente por lá, desde a pesquisa inicial do cliente até o fechamento do negócio. Além disso, toda a relação da empresa com o consumidor se inicia nesse meio. Portanto, mais do que nunca, fazer parte do meio digital é prioridade máxima”, diz.

Porém, para quem já faz parte desse meio, é necessário pensar também no aumento da concorrência e no formato que o local exige. “As compras online são diferentes das presenciais. Além disso, o atendimento faz toda a diferença, já que um simples clique pode mostrar milhares de opções aos seus clientes. Portanto, como ele irá escolher o seu negócio?”, questiona.

O que fazer?

Aline destaca que por essas razões, entender os novos hábitos de consumo é essencial para conseguir se destacar e se recuperar em meio a crise. “E a melhor forma de fazer isso é através de pesquisa e planejamento. Entenda o que seu público precisa e gosta. Saiba direcionar suas campanhas de marketing para o local correto, crie um canal acolhedor e realmente valioso nas mídias sociais, em que o cliente vai enxergar além do produto”, cita.

Além disso, em tempos de ferramentas digitais e pandemia, a principal preocupação do consumidor é sua segurança. “Ofereça meios para que o cliente tenha essa segurança que precisa. No online, mantenha formas de pagamento seguros, informe todas as etapas de pagamento, status do pedido e não se esqueça de verificar se tudo chegou conforme solicitado. Enquanto isso, presencialmente, não esqueça de oferecer os itens necessários de segurança, tais como álcool gel e uso de máscaras, além de oferecer um ambiente confortável e amigável para o cliente se sentir acolhido”, acrescenta.

Fonte: Aline Oneda, publicitária, especialista em marketing e encantamento do cliente. https://www.instagram.com/alineoneda/

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Felipe Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista ■ Jornalista graduado há mais de 15 anos ■ Filiado: Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ | SJPMG) - Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ). Associado na União Brasileira de Imprensa (UBI) ■ Diretor e Associado na 'Associação de Imprensa Nacional (AIN)' e apoio no setor Jurídico. _______________________________________________________________________ ■ Publicitário | Divulgação de Notícias MKT: Publicitário - 3040 (DRT) - [ Agência Grupo Conteúdo (GC) - Administradora de Jornais / Sites ] e Setorial Comunicação Empresarial (SC). ________________________________________________________________________ ■ Advogado (Adv. Digital) | Apoio na gestão da 'FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial: Advocacia Trabalhista & Previdenciária - Cível (contratos e etc) - Consumidor - Autoral & Família' - ■ Filiado: Conselho - Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/CFOAB) | Associação Brasileira de Advogados e Bacharéis em Direito (ABRABDIR). ■ Colunista / Jurista (Matérias & Artigos): JusBrasil | Direito Diário e Jus.Com.Br _________________________________________________________________________ ■ Economista | Membro e apoio no Sindicato dos Economistas de Minas Gerais (SINDECON/MG) e Conselho Regional de Economia (CORECON/MG) __________________________________________________________________________ ■ Fotógrafo | Repórter Fotográfico - 20.400 (DRT) - Filiado na Associação de Imprensa Nacional (AIN) ___________________________________________________________________________ ■ Apresentador do canal 'Crítica Musical com Felipe de Jesus' (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ __________________________________________________________________________ ■ Formação Acadêmica (Graduações): Apaixonado pelos estudos, Felipe de Jesus é Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC), Jornalista, graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá (Centro Universitário - BH/MG), é Publicitário, graduado em Tec. Publicidade pelo Instituto Politécnico-SP, Teólogo, graduado no curso de Bacharel em Teologia pela Faculdade ESABI-BH/MG, RP graduado (Public Relations) pela U.Bircham e Sociólogo, graduado em Ciências Sociais: Sociologia pela Faculdade Polis das Artes-SP. É também Economista, graduado em Ciências Econômicas: Economia e Advogado, graduado em Direito: Ciências Jurídicas pela FACSAL/UNIESP-S.A. Por conta da Coluna Critica Musical, espaço ao qual fala sobre bandas e demais artistas, está atualmente inscrito no Bacharelado em Ciências Musicais (Música/Livre) - (FACOR-MG). ___________________________________________________________________________ ■ Coberturas | Editoração e Literatura: Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e no Youtube e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no Instagram (perfil pessoal). Desta coluna, surgiu seu livro digital, o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). _____________________________________________________________________________ ■ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]