Rumenigue Marchioro – Gerente de Marketing do Shopping Estação BH brMalls – Crédito: Bárbara Dutra.
Mesmo após a retomada do comércio na capital, meios de vendas digitais lançados durante a pandemia seguem como alternativa de compras, levando mais agilidade, segurança e fortalecendo a relação entre marcas e clientes
As idas e vindas do funcionamento do comércio têm desafiado os lojistas da capital, sobretudo aqueles que dependem exclusivamente dos pontos físicos. Aliadas nos períodos mais restritivos, as ferramentas desenvolvidas para auxiliá-los nas vendas on-line tornaram-se as únicas saídas para garantir alguma renda durante o isolamento social. Entretanto, os meios digitais prometem cravar seu espaço de forma definitiva no dia a dia, tanto dos empreendedores quanto dos clientes, mesmo após a retomada das atividades presenciais.
No Shopping Estação BH, expoente do vetor norte na cidade, o Delivery Center, plataforma especializada em logística, reafirma sua importância em mais uma temporada desafiadora para o varejo. Com 30 lojas credenciadas em seu ecossistema, entre elas Samsung, O Boticário, World Tennis e Leitura, a startup promove a multicanalidade ao integrar as vendas feitas pela internet à central de distribuição localizada no estacionamento do mall.
“Com o QG localizado no interior do Estação BH (estacionamento do piso G1), a central de pedidos funciona coordenada pelo profissional shopper que, assim que identificada a venda, coleta o pacote e organiza a logística das mercadorias, despachando pelos entregadores”, explica o gerente de marketing do Estação BH, Rumenigue Marchioro, destacando que um dos diferenciais do serviço é a entrega expressa, em que o cliente pode receber seu produto com segurança e comodidade no endereço escolhido no mesmo dia ou, em alguns casos, em até 2 horas da compra finalizada. “O Delivery Center atua em toda BH e, atende um raio de 30km do shopping, possibilitando o atendimento de cidades do entorno como Vespasiano, Lagoa Santa, Contagem e Santa Luzia”, conta Marchioro.
O recurso é um facilitador também para o lojista que, ao aderir ao Delivery Center, integra seus canais de vendas em uma única plataforma, com a vantagem de ter suporte tecnológico e até consultoria, além da expertise na logística. “Embora a plataforma tenha ganhado força durante a pandemia, sabemos que as vendas digitais são um caminho sem volta, já que agregam valor tanto para os nossos lojistas, que passam a contar com um canal extra de vendas, quanto para os clientes, que realizam suas compras em poucos cliques e de onde estiverem”, analisa o executivo do Estação BH.
Outras alternativas
O Shopping Del Rey também abriu uma nova porta de entrada para seus consumidores durante a pandemia. O site do empreendimento conta com uma página de acesso rápido aos canais online dos lojistas. Por meio deles, o cliente pode realizar suas compras, com atendimento personalizado em cada loja e a possibilidade de entrega dos produtos com rapidez e segurança. “Os hábitos de consumo que emergiram do isolamento social vieram para ficar e aceleraram o processo de digitalização de nossos lojistas. Muitos consumidores aprovaram a experiência de compra online, principalmente, por sua comodidade e segurança, e tem optado por essa alternativa mesmo após a reabertura”, revela Isabela Moreira, gerente de marketing do Shopping Del Rey.
O mall, localizado na região da Pampulha, também conta com os serviços da plataforma Delivery Center, além de outras modalidades de entrega, como delivery tradicional e o drive-thru. “Investimos em consultoria para orientar os nossos lojistas e em uma infraestrutura de apoio para viabilizar essas modalidades de entrega durante o período de fechamento do shopping. Sabemos que uma experiência não exclui a outra, elas se complementam, e quando bem trabalhadas podem representar novas oportunidades para o negócio”, enfatiza Isabela.
É o que tem feito Daniel Alvim, gerente da Polo Wear. A loja desenvolveu seus canais de atendimento online durante o lockdown e sentiu que a alternativa se manteve atraente, mesmo durante as datas comemorativas. “Muitos consumidores aderiram de vez a essa alternativa pela praticidade. O nosso time de vendas fica disponível para o atendimento e conversa em tempo real com o cliente, enviando imagens, tamanhos, opções de pagamento e entrega. Nesses casos, mantemos uma política de troca flexível e descomplicada, mas o índice de assertividade e satisfação com a compra são altos”, explica.