Entenda como construir um espaço multiuso em casa

0
1662

Arquiteta dá dicas de como transformar a casa em um lugar para desenvolver diferentes atividades, principalmente neste período de maior reclusão.

Atualmente a casa deixou de ser um lugar somente para chegar após o trabalho e descansar ou relaxar no final de semana. Com o isolamento social, além de lar, ela passou a ser escritório, local de estudo, espaço de lazer, academia e muito mais. Por isso, tornou-se fundamental organizar e otimizar todos os recursos para aproveitar cada cômodo da melhor maneira.

Dessa forma, muitas vezes tem sido necessário adaptar o ambiente que funcionava como escritório para uma área de estudo e trabalho ao mesmo tempo. Ou o quarto das crianças como dormitório, espaço de lazer e atividades escolares. A varanda em um local de relaxamento, descanso, leitura, diversão das crianças ou ainda para a prática de atividades físicas. Enfim, o desafio é conciliar todas essas funções em poucos espaços.

A arquiteta Germana Lara, fundadora da Larc Arquitetura, em Belo Horizonte, explica que os espaços multiusos são excelentes opções para quem mora em imóveis compactos, onde muitas vezes não é possível deixar um cômodo somente com uma única função. “Temos projetos para clientes que moram em casas pequenas. Nele, colocamos até três funções em um mesmo ambiente de forma organizada e compacta, sem perder a originalidade e o gosto pessoal dos moradores”, contou Lara.

Mas, a especialista ressalta que planejar é o primeiro passo. Para que isso aconteça, o auxílio de um profissional não pode faltar, já que diversos aspectos também serão levados em conta de forma minuciosa, além de avaliar outros detalhes que precisam ser levados em conta em cada ambiente e projeto “Percebemos que as pessoas procuram adaptar o ambiente do quarto à rotina de home-office, por exemplo. Neste caso, precisamos ter um pequeno espaço para mesa do computador e uma cadeira confortável para se assemelhar ao escritório e assim, consiga sentir mais conforto ao trabalhar”, destacou Germana.

Além do quarto!

Cada um tem um cantinho preferido na casa e mesmo passando mais tempo em um certo ambiente, as pessoas também procuram dar mais de uma função para outros cômodos. “A sala, por exemplo, também é um local para reunir a família, assistir TV, logo há a necessidade de adaptá-la para que ao mesmo tempo, o espaço possa oferecer conforto, lazer e descanso”, comentou a arquiteta.

A copa ou a sala de jantar também não ficam de fora. “Esses espaços podem ser adaptados para proporcionar um momento de convívio e lazer entre os moradores durante as refeições ou em um happy hour em família. Por isso, o ideal é aproveitar o ambiente com iluminação leve e uma mesa confortável para reunir todos com cores neutras trazendo mais aconchego para o espaço”, concluiu a especialista.

Fonte: Germana Lara é arquiteta, há 15 anos está à frente do escritório Larc Arquitetura em Belo Horizonte. Sua equipe desenvolve projetos residenciais com objetivo de realizar os desejos e sonhos de seus clientes com excelência, além de projetos comerciais focados no público e propósito das empresas (@larcarquitetura).