Aumento da taxa selic movimenta o mercado imobiliário

0
1418

Taxa Básica de Juros aumenta e passa a ser mais de 3% ao ano. Especialistas afirmam que o momento ainda é propício para comprar um imóvel.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou recentemente um aumento de 3,5% na Taxa Básica de Juros (Selic). O aumento foi de 0,75%, quando se trata dos 12 meses acumulados, sendo um total de 3,5%. Para a próxima reunião que acontece daqui alguns dias, a projeção é que o crescimento anual da Selic seja de 4,25%. Até dezembro de 2021, o setor acredita que o aditamento desta taxa seja de 5,5%. Ainda assim, financiar um imóvel agora, pode ser vantajoso para quem deseja comprar a casa própria e está com poucas condições financeiras.

A Selic é uma referência quando se trata de investimentos e operações de crédito. Somente este ano, esta foi a segunda vez que a mesma se encontra em elevação. Após um tempo de 6 anos, onde o custo de empréstimos no Brasil era menor, a nova onda de incremento da Taxa Básica de Juros traz um alerta para aqueles que estão planejando financiar um imóvel.

Apesar dos pesares, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) acredita que o período ainda é propício para quem deseja financiar um imóvel. “Neste momento, comprar ainda está sendo um bom negócio, porque o custo do serviço do financiamento ainda continua abaixo do que era em outros anos”, afirma a instituição para o portal, O Diário da Região.

Vendas de imóveis cresce em meio à crise

Mesm diante de um cenário pandêmico, em 2020, as vendas de imóveis cresceram 26,1% no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe). Os lançamentos tiveram expansão de 1,1%, no ano passado.

Segundo a Abrainc, o desempenho de lançamentos e vendas de imóveis no ano anterior foi o melhor desde 2014. “As empresas consultadas pela entidade estimam Valor Geral de Vendas (VGV) 47% maior em 2021 do que no ano passado na comercialização de imóveis. Em relação ao número de unidades, há projeção de alta de 38%, também na comercialização”, comenta, Luiz Antônio França, presidente da Abrainc.

Arlene Gomes é consultora e mentora imobiliária, especialista em inovação com gestão ágil usando o OKR e criadora do no método 220 de estratégias para imobiliárias. Ela analisa que definir nichos de atuação é uma boa estratégia para obter mais lucro neste segmento. “Em determinado momento da carreira, corretores de imóveis sentem dificuldade ao fechar um negócio. Alguns contestam se é a forma de abordagem na hora da venda, outros colocam a culpa no momento desfavorável na economia. Porém, nenhum desses motivos é o causador do problema, às vezes, falta só escolher o nicho certo”.

“Quando uma imobiliária, em meio ao imenso mercado imobiliário, escolhe uma porção específica e se especializa nela, consegue gerar mais resultados, pois é possível obter novas oportunidades. A decisão por qual grupo escolher depende de cada pessoa e qual área ela sentirá confortável. É importante se conhecer, levantar quais segmentos gosta, o tipo de ambiente que prefere e seus objetivos”, elucida.

Ela ainda frisa que “apenas por meio desse nicho que você entenderá o que exatamente você precisa fazer com o seu marketing, por exemplo. Além disso, o nicho é uma decisão que dará o norte que a sua imobiliária precisa para alcançar os objetivos propostos”.

Arlene também indica alguns nichos que podem trazer resultados positivos para o seu negócio, sendo eles; O tipo de imóvel: 2, 3 ou 4 quartos, 1 banheiro ou mais, alto padrão ou entre outros; Bairro: ser corretor ou imobiliária referência nos bairros em que possui imóveis; Região: especialista em uma determinada região da cidade; Perfil de compra: determinar o tipo de cliente por meio da renda; Ticket médio do bairro: um valor aproximado de imóveis e aluguel.

“Na dúvida, a consultora indica que os gestores imobiliários busquem uma ajuda especializada para definir a sua melhor forma de atuação, aproveitando esse momento favorável do mercado e deslanchando o seu negócio”, perfaz a consultora.

Fonte: Arlene Gomes é mentora de produtividade, estratégias e gestão ágil (OKR) para imobiliárias. Atua como consultora no mercado imobiliário (@arlenegomes220).