Como conciliar férias escolares com o empreendedorismo

0
60

Saiba como ajustar  a rotina de trabalho e das crianças em casa durante esse período

O período das férias escolares pode ser desafiador para as mamães empreendedoras. Isso porque a mãe deseja aproveitar as semanas com os filhos para viajar, sair, se divertir, brincar, descobrir coisas novas, fazer nada e tudo ao mesmo tempo e, claro, reforçar laços. Mas essa mulher empreendedora não pode deixar de checar e-mails, postar nas redes sociais da empresa, produzir, atender clientes, fechar negócios, elaborar plano de negócio para o ano que se inicia.

Márcia Machado, empresária e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH, conta que é importante estar de corpo presente no que for fazer, seja brincar com os filhos, ou entregar demandas do trabalho. “Não se culpe por não estar sendo a super mãe ou a super empreendedora que sonha. Essa eterna culpa que nos ronda, mais ou menos intensa a depender de cada personalidade, só atrapalha a qualidade e a felicidade do que está sendo feito naquele momento”, diz.

Ela também ressalta para analisar a sazonalidade do seu negócio para verificar se o pico de demanda se concentra em alguns períodos e se estes coincidem ou não com as férias escolares. “É preciso já planejar alternativas para lidar com as férias das crianças e o volume de trabalho: delegar tarefas, contratar freelancer ou temporários, contar com a ajuda da família, contratar um curso de férias ou um acampamento. Se não, é possível organizar a agenda de atividades e deixar apenas o emergencial e pontual para ser feito enquanto aproveita as semanas com as crianças”, conta.

Além disso, se não possuir uma rede de apoio, fazer um planejamento semanal pode fazer toda a diferença tanto para os seus resultados profissionais quanto para a cooperação das crianças, sem deixar de lado a sua saúde mental.

Como conciliar as férias escolares e o empreendedorismo 

  • Estabeleça uma rotina;
  • Prepare o ambiente para trabalhar;
  • Organize atividades para as crianças;
  • Considere a rotina das crianças no planejamento de trabalho;
  • Experimente trabalhar em turnos;
  • Prepare as refeições com antecedência;
  • Faça pausas regulares e interaja com as crianças;
  • Se possível, peça ajuda.

Fonte: Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e administradora do Grupo Amor de Mãe BH. Casada, mãe da Nanda e do Lipe e boadrasta do Victor e do Marco. –  @marciacmachado @grupoamordemaebh @espacoamordemae –

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação