Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil abre o ano em grande estilo, na cidade do Porto, em Portugal

Essência do Vinho – Foto Fabrice Demoulin.

 

A maior plataforma de gastronomia do Brasil se junta ao projeto de vinhos e gastronomia de Portugal: Essência do Vinho – Porto

 

Desde 2017, o Fartura – Gastronomia do Brasil passou a estar presente não só em todo o território nacional, mas também na Europa. Portugal, o berço da nossa cultura e da nossa gastronomia, já recebeu Festivais Fartura em diversos formatos. E entre os dias 22 e 25 de fevereiro, a iniciativa atravessa mais uma vez o oceano para levar a gastronomia brasileira e mineira ao festival Essência do Vinho, no Palácio da Bolsa, no Porto.

A 20ª edição do maior festival de vinhos e gastronomia de Portugal vai contar com a programação da maior plataforma gastronômica do Brasil, o Fartura. Na programação estão previstos jantares com os chefs mineiros Bruna Martins, dos restaurantes Birosca e Florestal e Ronie Peterson, do Senac em Minas, além de masterclasses de produtores de vinhos, queijos e azeites, com os palestrantes Flávio Augusto Paiva Gomes e Maicon Rodrigues Oliveira de Sá, também do Senac em Minas.

Para realizar a empreitada, além de se juntar ao projeto Essência, o Fartura estabeleceu uma parceria com a Fecomércio MG, por meio do Senac em Minas, que leva, além dos nomes já citados, o gestor de gastronomia da instituição Edson Puiati. Na programação está, ainda, uma visita à Escola Técnica Esposende, que complementa a troca de experiências e capacitação aos profissionais do Senac em Minas.

“Como sempre, nossa grande missão é dar palco para quem constrói a história da gastronomia brasileira e mineira. Então, poder levar o que nos há de mais valioso para fora do país é um jeito especial de começar 2024. Apresentar nossos queijos, azeites e vinhos, por meio do Senac em Minas, para mais e mais gente. E ter o Ronie Peterson e a Bruna Martins, essa jovem chef mineira, preparando um prato com pamonha, porco e quiabo só valoriza nossas raízes, mostrando o quanto nossa gastronomia cabe em qualquer lugar do mundo”, comenta Carolina Daher, curadora da iniciativa, que estará presente no evento.

A Plataforma Essência nasceu em 2004 e rapidamente se afirmou como uma referência de produtores, profissionais e consumidores. O Essência do Vinho surpreende com os seus quatro dias dedicados ao mundo do vinho e da gastronomia quando são realizados os TOP 10 Vinhos Portugueses, Provas Comentadas e Harmonizadas, Conversas com Sommeliers, Taste Drives e o Gula Experience Room. O projeto Essência está presente, ainda, em Lisboa e na Ilha da Madeira, possui um programa gastronômico no canal RTP de televisão, um programa de rádio, duas revistas, além de ser o responsável pelo conteúdo de culinária da TV de bordo da TAP Air Portugal. Recentemente, o grupo adquiriu a revista Gula, a primeira revista especializada no setor no Brasil.

PROGRAMAÇÃO

A 20ª edição do Essência do Vinho – Porto conta com a atmosfera luxuosa do Palácio da Bolsa, entre o Salão Árabe e a Sala de Baile da Feitoria Inglesa, dois exclusivos e iconográficos espaços da cidade do Porto, lugar de uma das mais antigas competições portuguesas em torno do vinho. O evento terá, ainda, o melhor da gastronomia e música, além da curadoria de provas comentadas que mostrarão vinhos icônicos.

Na quinta-feira (22), Flávio Gomes apresenta os Vinhos de Minas Gerais no evento. Participam os produtores Maria Maria, Luiz Porto Vinhos Finos, Casa Geraldo Vinhos Finos, EPAMIG, Estrada Real, Sacramento’s Vinifer e a produtora Sidenea Fátima da Silva com o fermentado de jabuticaba.

Mais tarde, um jantar a seis mãos promove a troca de conhecimento entre chefs os brasileiros Bruna Martins e Ronie Peterson e o português Arnaldo Azevedo, do restaurante Vila Foz. No menu, pratos típicos da gastronomia mineira, como pamonha com requeijão e orelha, e figo com doce de leite e pequi; e portugueses como o bacalhau de cura tradicional, cremoso de feijão e couve portuguesa. Para acompanhar, vinhos brasileiros da Casa Geraldo.

O público irá conhecer os sabores dos azeites da Mantiqueira na sexta-feira (23), em aula do especialista Maicon Rodrigues. Os premiados produtores serão Vertentes, Fazenda Irarema, Verolí, Trevisan e EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais.

Já no sábado (24), será a vez de se deliciarem com os queijos de Minas Gerais: Queijo Ribeiro Fiorentini, Queijo do Ivair, da Serra da Canastra, Queijo Frei Rosário (Serra da Piedade) – curado em ambiente de caverna, Queijo Dona Iaiá, do Serro, e Queijo Artesanal de Alagoa da Fazenda Bela Vista.

A partir do domingo (25), a comitiva Fartura E SENAC EM MINAS segue para uma visita à vinícola Quinta da Lixa e também à Escola Técnica Esposende, que realiza um trabalho semelhante ao conduzido pelo Senac em Minas, no Brasil. Na ocasião, membros de ambas instituições irão trocar conhecimentos e experiências.

SERVIÇO:

20ª Edição do Festival Essência Vinho – Porto

22 a 25 de fevereiro

Palácio da Bolsa – Porto – Portugal

Mais informações: www.essenciadovinho.com

 

22/2 – SALA DOS PRESIDENTES (piso 1) – Palácio da Bolsa

16:30 – 17:30

Vinhos de Minas Gerais

Palestrante brasileiro: Flávio Augusto Paiva Gomes

 

22/2 – Museu Nacional Soares dos Reis

Jantar Minas Gerais no Porto

 

Chefs:

Bruna Martins – Birosca e Florestal (Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil)

Arnaldo Azevedo – Restaurante Vila Foz (Porto, Portugal – 1 estrela Michelin)

Ronie Peterson – Senac em Minas (Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil)

 

23/2 – SALA DOS PRESIDENTES (piso 1) – Palácio da Bolsa

19:30 – 20:30

Prova de Azeites da Mantiqueira

Palestrante brasileiro: Maicon Rodrigues Oliveira de Sá

 

24/2 – SALA DOS PRESIDENTES (piso 1) – Palácio da Bolsa     

18:30 – 19:30

Queijos de Minas Gerais

Palestrante brasileiro: Maicon Rodrigues Oliveira de Sá

 

Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. As Expedições Fartura já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.

 

Total
0
Shares
Related Posts
Read More

Rodrigo Kimura – Divulgação. Maior entidade representativa do setor solar fotovoltaico no país, a ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – acaba de eleger seu novo Conselho de Administração para o período de 2022 a 2026. Entre os eleitos, está o diretor comercial da AXS Energia, Rodrigo Kimura, como conselheiro da Regional Sul. Com 20 anos de experiência profissional nos segmentos de geração e transmissão de energia, Kimura faz uma análise do atual cenário do setor no país. “Mesmo com os reflexos econômicos deixados pela Pandemia do COVID 19, o mercado de energia limpa permanece em franca expansão no Brasil, e as projeções para 2022 são muito positivas. Espera-se investimentos da ordem de mais de R$ 50 bilhões no setor. Um fator que tem tracionado muito o crescimento das energias renováveis no Brasil é a busca dos consumidores, tanto pessoas físicas como jurídicas, por soluções para reduzir os seus gastos com energia. Neste momento, as fontes renováveis como a Solar têm feito a diferença neste processo de economia. Fazer parte do conselho da Absolar neste momento é uma oportunidade de contribuir com o setor com objetivo de dar sustentação a este crescimento planejado, comenta. Kimura atualmente é responsável por toda estratégia comercial e de marketing da AXS Energia, que realiza trabalhos para o desenvolvimento do setor solar brasileiro. Para ele, um dos grandes desafios é combater alguns mitos em relação à energia solar, como a acessibilidade. “Grande parte da população ainda acredita que essa é uma alternativa inacessível do ponto de vista financeiro, o que não é verdade. Atualmente existem alternativas que facilitam o acesso. Na AXS, por exemplo, existem planos de energia por assinatura que dispensam investimentos e qualquer tipo de instalação. Basta fazer o cadastro via site para passar a usufruir de uma energia limpa e mais barata”, argumenta. A empresa atende clientes residenciais e pequenos comércios – com consumo entre 300 e 15.000 KWh por mês ou conta de energia acima de R$ 300. “Isso mostra que a energia solar veio para ficar e está acessível para todos”, finaliza. Sobre Rodrigo Kimura Engenheiro Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com MBA em Gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui 20 anos de experiência nos segmentos de geração e transmissão de energia. No segmento de energia solar, atuou na implantação de 500MW de potência instalada (energia suficiente para atender 500 mil residências) e, na geração distribuída, foi responsável pela implantação de 4 mil usinas de micro e minigeração nos segmentos residenciais e comerciais. Atualmente, é diretor comercial e de marketing da AXS Energia, e membro do Conselho de Administração da ABSOLAR.

Rodrigo Kimura – Divulgação. Maior entidade representativa do setor solar fotovoltaico no país, a ABSOLAR – Associação Brasileira…