Crise pode ser um bom momento para rever planejamento financeiro do seu negócio

0
358

Com as portas fechadas ou menor fluxo de demandas, empreendedores podem utilizar tempo para refletir e rever estratégias no orçamento

A atual crise no mercado econômico decorrente da pandemia de coronavírus tem sido a principal preocupação para pequenos, médios e grandes empresários. Com a necessidade de isolamento social, muitos fecharam as portas momentaneamente ou tiveram a demanda bastante reduzida. Assim, empreendedores de diversos segmentos buscam alternativas para driblar a crise e conseguir se reerguer após a fase difícil. Porém, um lado positivo pode surgir disso tudo. Este pode ser o momento ideal para rever algumas estratégias e melhorar o planejamento financeiro.

Sílvio Azevedo, administrador de empresas e educador financeiro, conta que nos últimos dias muitas pessoas perceberam que obtinham gastos desnecessários. “Com o corte de custos, muitos hábitos estão mudando. Agora, as pessoas estão percebendo que o planejamento financeiro é essencial para lidar com momentos de recessão econômica e que muitas coisas poderiam ser retiradas do orçamento”, diz o especialista.

O educador financeiro cita, por exemplo, a tendência do home office. “Com o isolamento social, a maioria dos setores estão fazendo o possível para manter a maior quantidade de pessoas trabalhando em casa. Com isso, diversos empresários estão vendo que essa modalidade pode ser muito benéfica em relação ao orçamento, já que existe o corte de gastos com deslocamento dos funcionários”, comenta. Isso também reflete no local em que a empresa se instala. “Com o home office, não é necessário pagar aluguel, móveis e outros equipamentos que precisam estar em um lugar fixo”, acrescenta.

Planejamento financeiro adequado

Além do corte relacionado ao trabalho presencial, empresas que não podem trabalhar à distância podem aproveitar o momento para rever outras questões do orçamento e se readaptar para os próximos anos. “Às vezes, na correria do dia-a-dia, podemos deixar muita coisa passar sem pensar estrategicamente. Portanto, tirar um tempo para analisar tudo com calma, observar o que é desnecessário e se planejar corretamente é fundamental no processo de crescimento de qualquer empresa”, ressalta.

Fonte: Sílvio Azevedo, administrador de empresas, com ampla experiência no setor bancário e consultoria, especialista em mercado e educação financeira. Membro do MDRT (Million Dollar Round Table). É diretor e fundador da AZV Investimentos (azvinvestimentos.com.br / Redes Sociais: @silviocazevedo)

Artigo anteriorHipertrofia: como manter o ganho de massa muscular em casa?
Próximo artigoQual o papel da vitamina D no aumento da imunidade?
[ Jornalista e Editor do portal do programa Momento Celebridades | TV Band Minas (em BH/MG)]. - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here