Quais são os aliados para o envelhecimento saudável?

0
1775
Cropped picture of an elderly couple eating a healthy dinner

Especialista dá dicas para chegar à terceira idade com saúde sem tirar o que mais gosta do cardápio

Conforme a idade avança, rugas aparecem, algumas doenças se tornam mais frequentes e as dificuldades relacionadas a saúde aumentam. Isso acontece porque é nessa fase que os hábitos adquiridos ao longo da vida começam a fazer mais efeito, como a alimentação inadequada, por exemplo. Portanto, levar uma vida saudável vai muito além de algo momentâneo, isso também pode ser o caminho para curtir a terceira idade sem medo e com saúde.

O nutrólogo Adriano Faustino, comenta que o primeiro passo é começar a cuidar da alimentação desde jovem, mas isso não quer dizer que existe um momento errado para ter atenção com tal aspecto. “O segredo é: nunca é tarde para começar uma vida saudável. O ideal é sempre mantê-la, mas se, por qualquer razão, você começar a se conscientizar já em uma fase mais madura, comece assim mesmo”, garante o médico.

Alimentação saudável é sinônimo de comida ruim?

Um ponto que o nutrólogo destaca é a mudança de hábito fundamental para entender que comida saudável não é “sem graça”. “Você precisa readaptar o paladar e se acostumar com esse tipo de alimento. Depois de um tempo é comum ouvir relatos de pessoas que passam a gostar mais de um suco natural do que de refrigerante, por exemplo. Por isso, a reeducação alimentar é tão importante”, indica.

Posso continuar comendo de tudo?

Mesmo aprendendo a fazer refeições saudáveis, muita gente fica desanimado ao seguir uma dieta balanceada quando percebem que os pratos preferidos ficam de fora da lista. Porém, Adriano destaca que engana-se quem pensa que não dá para aproveitar um alimento com valor nutricional baixo. O importante é saber equilibrar. “Um dos principais erros é achar que não pode comer um doce, fritura ou outros alimentos mais calóricos. Isso faz com que muita gente desista logo no início da vida saudável. Não tenha medo em comer uma fatia de bolo, uma coxinha ou outra coisa que goste, mas lembrando sempre que o principal é equilibrar e evitar exageros”, acrescenta.

No entanto, Adriano pede cautela quanto ao famoso “Dia do Lixo”. “Quando falamos em equilíbrio, o indicado é comer uma vez por semana e em pouca quantidade. Muita gente utiliza esse método e come mais do que deve em um único dia. Portanto, não vai adiantar todos os outros dias que você investiu em uma alimentação saudável”, declara.

Como aprender a comer melhor e envelhecer bem?

O médico ressalta que o caminho para uma vida melhor e uma terceira idade saudável está em adaptar a rotina. Isso pode ser feito com simples atitudes em casa – como evitar alimentos inadequados durante as compras e optar sempre por produtos frescos – e com acompanhamento profissional. “O seu médico será a melhor pessoa para definir o que seu organismo mais precisa e como você pode aproveitar ao máximo tudo que gosta. Após avaliação regular, você poderá ter acesso a um cronograma completo para saber em quais alimentos, exercícios e outras atitudes investir”, orienta.

Fonte: Adriano Faustino, nutrólogo. Formado pela UFMG em medicina há 15 anos. Especialista em medicina preventiva, integrativa e da longevidade, com foco na nutrição.